Tradução

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Limpando o Quintal de Nossa Casa

Luciano Hérbet
(Juízes 6)


Parece claro que Deus usava os povos vizinhos como instrumentos de disciplina para Israel. Seu grande amor para com os israelitas não permitia que os abandonassem em seus próprios pecados, mas utilizava desse meio para despertar a consciência dos israelitas quanto à Sua existência e seu cuidado. Na maioria das vezes, somente quando eles sentiam na “pele”, é que clamavam ao Senhor. Deus sempre os recebia e os acolhia, voltando a derramar sobre eles inúmeras bênçãos. Queridos, nós não precisamos chegar ao ponto da dor para clamarmos a presença do Senhor; precisamos desenvolver uma comunhão com Deus e desfrutar de sua maravilhosa companhia, e jamais desejaremos sair de sua presença.

Sempre existe alguém que nos dá o recado de Deus quando andamos por outros caminhos – o profeta que vem para nos exortar ou confrontar (não afrontar) biblicamente pode ser a igreja local, o pastor, pais ou amigos – o importante é que Deus sempre desperta as nossas mentes com a sua Palavra, de modo que nunca estamos “inocentes” quanto às nossas escolhas.


Aprendendo através de Gideão
Aprendemos algo muito bonito na história de Gideão: o nosso amado Mestre está sempre disposto a trabalhar em nossa vida. Jesus sempre vem ao nosso encontro. É interessante que o Verbo ou o Logos, ainda não encarnado aqui, contudo está ativo e diretamente agindo na história de seu povo. Ele aparece aqui como o Anjo do Senhor (manifestação teofânica, assim como apareceu a Abraão) para libertar o seu povo do jugo midianita através de Gideão.

A Bíblia não entra em detalhes, mas dá para supor que até o momento Gideão era um crente sem muito compromisso quanto às coisas do Senhor. Vejamos como no verso 13 a indagação de Gideão parece apontar um falta de relacionamento sólido com Iavé: “Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, porque tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas...”. Esse questionamento quanto ao senhorio e presença de Deus na vida dos israelitas parece jogar a culpa de toda a desgraça que eles estavam vivendo no próprio Deus. Nos dias de hoje, muitos de nós culpamos a Deus por algum fracasso ou desilusão que venhamos a sofrer, e esse fato se expressa de várias maneiras, desde as nossas murmurações até a rebeldia declarada (desobediência) ao Senhor.

Nossa Suficiência em Cristo
Gosto muito dessa expressão, ela revela sinteticamente que nada é necessário fora de Cristo para as nossas vidas. Nenhuma novidade, nenhum movimento, nenhuma “segunda bênção” para nos fazer melhores crentes.
Um outro ponto de destaque aqui é o fato de que aos seus próprios olhos, Gideão era um covarde ou um fraco e incapaz. O medo dele era tanto que estava malhando o trigo no lugar onde se faz o vinho, provavelmente com medo de ataques midianitas, ele utilizava desse artifício como uma estratégia de se proteger. A Bíblia nos diz que apesar de seu medo, Deus o escolheu. Que lição maravilhosa temos aqui: O Senhor escolhe a Gideão para ser um líder de seu povo, apesar de seus tantos “ai, Senhor meu”. É justamente na força da presença de Deus que Gideão se torna em um homem de coragem, valoroso. Um verdadeiro líder é forjado pelo poder do Espírito de Deus. Aí está Gideão sendo transformado e capacitado pelo Espírito de Cristo. Portanto, o caminho para o sucesso na vida não está em nossas próprias capacitações, mas sim no “Eu hei de ser contigo”.
Fiquei bastante triste quando me deparei com um anuncio (e infelizmente abraçado pela maioria das igrejas batistas) de um seminário de capacitação de liderança cristã (The Global Leardership Summit), sendo que vários de seus preletores nem sequer são crentes, como o Sr. Bono Vox (Banda U2). Apesar de todo o engajamento social que pessoas como Bono, Bill Gates e outros podem ter, o que eles poderiam oferecer para os crentes num seminário para formação de líderes cristãos? Querem fazer da Grande Comissão um evangelho social do tipo Madre Tereza de Calcutá?

Limpando o quintal de casa – Santificação
Ao que parece, até o verso 21, Gideão ainda não tinha consciência que estava diante do próprio Jesus (o Anjo do Senhor). Inicialmente poderia ser para ele um profeta, mas diante daquelas palavras vivas e poderosas que inflamaram o seu coração, ele crê que são de origem divina e deseja entregar uma oferta. A cena seguinte faz Gideão se estremecer: após preparar a oferta, diante de seus olhos o próprio “anjo do Senhor” faz subir fogo sobre a rocha consumindo toda a oferta. O Mensageiro de Deus desaparece diante dele, que agora reconhece que estava diante do anjo do Senhor. Abertos finalmente os seus olhos, ele clama ao Senhor, temendo por sua vida. Confortado pela palavra celestial de que não morreria, Gideão então edifica um altar e o chama de “O Senhor é Paz”.

Deus convocou a Gideão para a sua obra, mas assim como Ele fez com Gideão, Deus quer fazer conosco; e para ingressarmos neste maravilhoso ministério, que é ser cooperador de Deus, precisamos antes limpar o quintal de nossa casa. Gideão tinha no seu quintal, na casa de seu pai, um ídolo. Qualquer coisa em nossa vida que tem se tornado um ídolo tem que ser retirado, e em seu lugar construir um altar para o Senhor. Não podemos permitir que coisa alguma ocupe o centro de nossas vidas, a não ser o próprio Senhor Jesus.
Podemos chamar esse processo de santificação, e somente assim é que podemos receber a unção que nos garante a vitória. Vamos deixar toda a impureza e pecado, para que sejamos revestidos pelo Espírito de Deus, e assim estaremos prontos para “tocar a trombeta” do avivamento. Meu querido amigo, Deus quer te usar no serviço de seu reino, mas a tua casa já estás limpa? Busque a santidade em sua vida, aprendendo acerca da vontade de Deus em sua Palavra (a Bíblia) e Deus mesmo te capacitará.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.