Tradução

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Eleição Incondicional

"Não por causa das obras, mas por aquele que chama" Rm 9:11

FLÁVIO TEODORO



Eleição incondicional, por que não? Por que não incondicional se o próprio termo é usado para se referir à salvação de homens? Homens esses que são iguais antes de se converterem ao Senhor. A bíblia diz claramente que não há um justo, nenhum sequer (Rm 3:10). É fato que somente após a regeneração há uma diferença do homem natural daquele que se tornou espiritual. Mas com uma observação mais profunda veremos que mesmo após a regeneração o homem regenerado ainda trás vestígios e lembranças do velho homem. Ele esta em processo de santificação, como no-lo mostra a epístola aos tessalonicenses que diz: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” 2Ts 5:23. Há nele umas amostras de que o que faz a diferença não é tanto o exterior, mas o seu interior, todavia até mesmo esse seu interior está em processo de santificação, de modo que ele apesar de estar justificado ainda comete inúmeras faltas, há aqueles pecados que o humilha e o entristece; com isso quero relembrar a verdade irrefutável de que Deus em Sua infinita sabedoria decretou a glorificação do corpo somente para o futuro e não aqui no presente, nessa vida. Quanto a isso a bíblia nos mostra que aguardamos a redenção ou (glorificação) do nosso corpo, Rm 8:23 quando seremos completamente livres de pecar e da corrupção do corpo.

E como foi lembrado acima é o Senhor mesmo que nos santifica e opera essa santificação. Assim vemos que se há uma salvação de pecadores há também uma eleição incondicional que elege aqueles de que de outro modo jamais seriam salvos. Não quero dizer que há nesses eleitos algo que por si só os diferencia dos demais homens, mas quero afirmar com toda convicção que esses eleitos são exatamente iguais aos demais homens. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rm.3:23. Assim parece que há vozes questionando, se isso é verdade, então por que eles foram escolhidos em detrimento dos demais? Minha resposta está no fato de que Deus assim o quis e nada mais. Se alguns dos filhos decaídos de Adão haverão de estar um dia na gloria é porque Deus quis, pois eles por eles mesmos, se fossem deixados como eram antes de serem renovados para arrependimento e fé, que são resultados do novo nascimento, que por sua vez é obra do Espírito, certamente nunca que desejariam serem salvos, pois que Deus determinou que aqueles que devem ser salvos devem ser transformados em santos, e não há um homem natural que seja que queira ser santo, na verdade eles até aborrecem a idéia de santidade.

Jesus se referindo à obra do Espírito diz: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado” Jo. 16:8-11.Vale ressaltar que os homens se encontram mortos em ofensas e pecados, que se encontram alienados de Deus – das coisas pertencentes a Deus, que eles amam e lutam por aquilo que acreditam ser verdade, verdade essa que entre eles é tão relativa, cada um tem a sua, cada um quer defender o seu direito, todos se preocupando consigo mesmos, conquanto que possam se gloriar até uma religião eles têm. “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” Ef. 2:1. “Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus” Rm. 10:3. Oh sim, “só pensam nas coisas terrenas”. A doutrina calvinista da depravação humana é indissolúvel da doutrina da eleição incondicional, pois como já afirmei é necessário uma interferência de Deus para que o homem possa ser salvo. “Deus, que nos salvou” 2Tm. 1:9,10.

Notemos que o estado do homem por natureza é tão depravado que nem ele mesmo quer receber vida, “e não quereis vir a mim para receberdes vida" (João 5:40) disse Jesus. Quando se afirma que o homem por si só não quer fugir da ira vindoura, quer-se dizer que ele não quer vir a Jesus o Salvador, portanto é necessário que ele seja atraído por uma força não deste mundo a Cristo. Oh sim, é necessário um milagre divino para que o cego possa ver, e se é milagre é então algo excepcional e se é excepcional já não é desfrutado por todos. “Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, SEGUNDO A FÉ DOS ELEITOS DE DEUS e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade”, Tt. 1:1. Ou segundo a fé que é dos eleitos.

Flávio Teodoro (f.p.teodoro@terra.com.br)

Nenhum comentário: