Tradução

terça-feira, 8 de maio de 2007

Exigência e Garantia da Fé

John Brown

Objeção: Acaso não são os pecadores, como pecadores, chamados para aceitarem e a se agarrarem a Cristo no Evangelho? E não seria Ele oferecido aos pecadores assim qualificados, para que abracem esta oferta?

Resposta: Não podemos dizer... que somente pecadores de tal modo e assim qualificados por esta obra preparatória são chamados, pois todos os que ouvem o evangelho estão sob o evangelho, estejam assim preparados ou não. Também é certo que Cristo é oferecido aos pecadores como tais, a eles como estão vivendo e como jazem num estado de pecado, do qual é necessário que Cristo os liberte. Entretanto, embora o pecador mais amortecido, o fariseu mais orgulhoso, o maior justiceiro, o legalista mais confiante em sua justiça própria, estejam sob a obrigação de receber a Cristo, contudo, os que permanecem como tais não receberam assim Cristo e Sua justiça, mas primeiro terão que ser retirados da base falsa e egocêntrica sobre a qual estão agora, e será preciso cortar as amarras da sua justiça própria, antes de serem levados a querer ou a estar em condições de segurar-se em Cristo e de vesti-lO como justiça deles...

Objeção: Pode uma alma vir tão depressa a Cristo? Por que são então necessários tais preparativos, ou um estado preparatório como o do qual falam?

Resposta: Uma alma nunca pode vir depressa demais a Cristo, se você esta falando de tempo; mas uma alma pode pensar depressa demais que lhe é concedido agarrar-se às consolações de Cristo, e assim enganar-se. Não podemos deixar que nada detenha quem quer que seja que esteja querendo agarrar-se a Cristo; mas somente podemos e devemos mostrar qual é o método comum do Senhor, e o que deve acontecer antes de uma alma achegar-se a Cristo, em conformidade com os termos do evangelho.

Objeção: Porventura Cristo não é oferecido livremente a quem vir a Ele e que queira recebê-lO? Que necessidade haveria então de falar destas obras preparatórias da lei?

Resposta: Admitimos que Cristo é oferecido livremente, e que deve ser recebido livremente; e o que dizemos sobre estas obras preparatórias da lei em nada é contra a liberdade da graça do evangelho; pois de modo nenhum vemos estas obras preparatórias como meritórias; o Senhor, seguindo ordinariamente este método com pessoas adultas, não diminui nem um pouco a liberdade da oferta do evangelho; acolhemos bem todos os que querem vir; e se eles tão-somente estão querendo aceitar a oferta do evangelho, e não se dispõem a rejeitá-la, não exigimos mais nenhuma preparação; e isto é necessário em todos os que vêm a Ele.

Objeção: Parece então que a pessoa esta autorizada a crer porque está de tal modo humilhada e convencida, não antes de ter em si tais obras preparatórias.

Eu respondo, para falar mais apropriadamente, que ver a necessidade não dá nenhuma garantia ou autorização, porém tem a força de um forte motivo para exercitar e instigar a alma a buscar socorro e alívio; o chamado e a ordem de Cristo dão a garantia; contudo, dizemos, as pessoas não lançarão mão do chamado de Cristo, nem seguirão sua ordem, nem virão a Ele baseadas na garantia do Seu chamado, enquanto não virem em alguma medida a sua necessidade, e o fato que de outro modo elas são criaturas arruinadas.

Fonte: Livro: Spurgeon Versus Hipercalvinismo A Batalha pela Pregação do Evangelho.
Autor: Iain H. Murray
Editora PES. p.161-163

4 comentários:

Unknown disse...

e incrivel oque o poder das escrituras sagradas podem fazer numa pessoa que deconhece o poder das palavras pelos que e pregado pelos pastores brebiteros uma umçao mque vem deeus sobre o que tem fe sobrenatural em olhar para oss ceus e poder ver que um sobrenatural esta ali olhando cada movimento seu escrevendo cada passo seu tudo um dia vira a tona para os que estam dentro tanto para os que estam fora tudo te trara deeus a juizo

Unknown disse...

bem aventurado os manso porque este veram a deus

Unknown disse...

para os que choram nao chorem tenham fe que atravez da a alegria vira pela fe tudo se fara novo

Unknown disse...

um dia pasei fome e senti cede olçhei para os ceus e disse o meu pai e rico e poderoso precizo mudar minha historia ele apenas me disse tens fe se tens vai desafie a si mesmo e veras a groria de deus entam e necessario ter fe porque sem fe e imposivel ter qualquer conquista pois ja vi homens grandes se tornarem pequenos e ja vi homens pequenos se tornarem grandes apenas por cauza da fe que cada um tinha acreditar e uma virtude que vem de deus acredite vc pode qualquer coisa ate coisas sobrenaturais apenas pela fe