Tradução

terça-feira, 13 de novembro de 2007

´SE É MINISTÉRIO, SEJA EM MINISTRAR

"Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino" (Rm. 12:7)
Flávio Teodoro*

Que será que Paulo pretendia dizer com essas palavras? Pois bem, para respondermos a essa pergunta nos será necessário irmos à outra passagem onde Paulo diz a mesma coisa. Esse é um método eficiente na interpretação de textos bíblicos. Sempre quando nos depararmos com uma passagem difícil ou com algum texto em que ficamos na duvida quanto ao que ele esta dizendo será sábio seguir esse método. Procurar em outro lugar na mesma Escritura onde há a mesma declaração. Pois bem, usaremos como paralelo 1 Contintios 12:28 que diz: “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros...”.

Paulo aqui esta se referindo aquele dom que habilita a pessoa ou as pessoas ajudarem ou num termo mais inclusivo para o nosso entendimento, o dom de auxiliar. Esta capacidade se mostra em muitas formas diferentes. Um exemplo típico desse dom o caso dos diáconos na vida da igreja. Eles são aqueles que auxiliam, ajudam, cooperam, administram os negócios da igreja. Necessariamente se um irmão não possui a capacidade de exercer essas funções ele não poderá servir como diácono. Porém não se limita aos diáconos a posse desse dom particular, citei-os como exemplo para nossa compreensão.

Vejamos no Novo Testamento um exemplo desse dom. Tomemos para nossa meditação o caso de Marcos, o sobrinho de Barnabé. Paulo escrevendo a sua segunda epistola a Timóteo diz: “Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério” (2 Timóteo 4:11). Havia utilidade em Marcos para determinados serviços de ajuda ao apostolo Paulo. Outro exemplo é o relato em Atos, sobre a questão das viúvas que estavam sendo desprezadas e a resposta dos apóstolos em solução daquele problema particular foi: “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio”. (Atos 6:3) Era um dos varios problemas que presisam de pessoas capacitadas para resolvê-los; digo pessoa especificas para tal. Veja a resposta dos apostolos “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra” (v.4) Os apóstolos não podiam negligenciar o ministério da palavra se ocupando em outras funções. Vejam que o Espírito Santo para que ninguém viesse a argumentar no sentido de querer desprezar essa função que (aparentemente) parece menor em valor do que a ministração da palavra, o apostolo diz: “este importante negócio” (v.3).

E aqui na lista de Romanos esse dom vêm logo em seguida ao dom de profecia, e isso porque é um dom muito importante. Um exemplo que podemos usar também quanto à utilidade desse dom se encontra naqueles que agem como recepcionistas na igreja, que introduzem os visitantes e membros na igreja. Não será bom deixar este tema sem uma palavra de admoestação. Não venhamos convir que qualquer pessoa servi para servir. Pois como se trata de um dom, somente aqueles que o tem é que servirão de bom grado nas suas respectivas funções. Um pessoa pode até desempenhar uma função de serviço na casa do Senhor, mas se ela não for por Deus convocada a isso, ela não servirá com prazer e alegria. Pois se trata de um dom; Deus habilita tais pessoas para servirem na igreja de maneira tal que elas não murmuram e nem acham pesado os serviços prestados por elas. Por exemplo: uma pessoa que é encarregada da limpeza da igreja e que por Deus foi designada a isso, a limpará (sabendo) que com isso está servindo primeiramente a Deus. E como cristã o fará com todo o prazer.

* Texto adaptado a partir dos comentários de D. M. Lloyd-Jones (Exposição de Romanos capítulo 12 - Editora PES)

Nenhum comentário: