Tradução

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Um outro evangelho entre os evangélicos



Luciano Hérbet Oliveira Lima*

“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gl.1:6-8).


O amplo espectro de práticas sectárias que tem solapado as verdades bíblicas em muitas igrejas e denominações evangélicas tem nos forçado a concluir que tais igrejas têm contribuído para que muitos continuem em um estado de trevas espirituais. Faz pouco tempo que tive um encontro virtual inusitado com alguém que se dizia pastor de uma igreja Assembléia de Deus em Salvador-Ba e presidente do Ministério Internacional Fogo no Altar (nunca tinha ouvido falar antes). Em nossa conversa ele relatou ter realizado um encontro com dois ou três travestis enquanto se dirigia a uma igreja. Os homossexuais fizeram algum tipo de escárnio quando o viram com a bíblia na mão. Segundo seu depoimento, ele se controlou ao máximo para poupar a vida daqueles infelizes, pois poderia ter invocado fogo dos céus e consumido aquelas pobres criaturas.

Percebendo que tipo de “espírito” estava sendo demonstrado em suas palavras, questionei a sua atitude. Acusou-me de ser um crente “geladeira” e que o único milagre que devo presenciar na igreja que freqüento são flocos de neve caindo durante os cultos. Após ter me revelado que em sua igreja é comum acontecer sinais e maravilhas, como cegos voltarem a ver, surdos ouvirem e aleijados andarem, membros encurtados do corpo voltar a crescer, falar em línguas, irmãos receberem revelações, outros o batismo no riso e pobres se tornarem prósperos materialmente quase instantaneamente, esse pastor me advertiu seriamente, com risco de sofrer alguma maldição, se eu duvidasse do poder de Deus e da operação do Espírito Santo em sua igreja; afinal ele não era um crente qualquer, ele era do “re-tê-tê de Jeová” (não tenho a mínima idéia do que se trata).

A constatação da amplitude do abandono das Escrituras Sagradas por parte de muitas igrejas evangélicas nos tem levado a concluir que tais igrejas são tão prejudiciais à alma de seus seguidores como as próprias seitas. Estou convencido de que muito desses membros estão tão distantes do céu como os seguidores de seitas, como testemunhas de Jeová e mórmons. A cegueira espiritual é tão marcante nessas pessoas, que nem sequer questionam a veracidade e a fundamentação bíblica de muitos milagres e ensinos, como a de certo pastor que diz ter recebido uma revelação de Deus através de um galo que falava em línguas, enquanto as galinhas do poleiro mantinham seus bicos enterrados em posição de reverência¹ (seria hilário, se não fosse tão sério), exereses de tumores malignos, viagens espirituais ao céu e ao inferno, expulsão de demônios territoriais, etc.

Outras igrejas, no afã de obterem um maior crescimento numérico (um desejo sadio), estão aderindo a programas pragmáticos, baseados em entretenimento e marketing. Um sério risco de que a ideologia materialista/pragmática que sustenta essas ferramentas acabe por desviar a cruz de Cristo do centro da vida dessas igrejas. Podemos identificar alguns elementos que podem estar contribuindo para o afastamento da fé bíblica:

· Experiências religiosas como norteadoras da vida cristã em lugar da Palavra de Deus;
· Interpretação das Escrituras pela ótica das experiências pessoais e subjetivas;
· Abandono das doutrinas bíblicas em nome da unidade;
· Incorporação de concepções, princípios ou diretrizes de grupos ou comunidades²;
· Pentecostalismo;
· Contemporização litúrgica e pragmatismo.

Essas práticas sectárias tendem a tirar a autoridade e suficiência das Escrituras Sagradas abrindo as portas da igreja para a apostasia. Há um novo evangelho - destituído da cruz de Cristo, de santidade, de submissão à Palavra. Um evangelho fácil, moderno, atraente, sensorial. Estejamos atentos ao que acontece e à direção que estamos tomando como igreja. Cuidemos, à semelhança dos bereanos, de examinar a “cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (Atos 17:11).

*Editor da Revista Sã Doutrina

NOTAS:

² "O desafio para a humanidade é adotar novos modos de pensar, novas formas de atuar, novas formas de se organizar em sociedade, em resumo, novas formas de viver." (Nossa Diversidade Criativa, UNESCO, 1995, pg 11; apud: Berit Kjos: “Criando Comunidade (Parte 2) Por Meio de uma Nova Forma de Pensar”, publicado em: http://www.espada.eti.br/db048.asp).
"Seja bem-vindo a outro emocionante capítulo na história da Igreja de Saddleback ao iniciarmos os 40 Dias de Comunidade neste fim de semana! Temos a certeza que as próximas seis semanas serão um ... ponto de virada em seu grupo pequeno e na sua vida pessoal." ( Rick Warren; idem, ibidem).

Nenhum comentário: