Tradução

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

"Conspiração contra o Sobrenatural "

L. Hérbet
(Um breve comentário sobre o livro "Surpreendido com a voz de Deus" do pastor Jack Deere)


"Surpreendido pelo Poder do Espírito" e "Surpreendido com a voz de Deus" são dois livros da autoria do Pr. Jack Deere, ex-professor de Antigo Testamento do Seminário Teológico de Dallas, e vendidos aqui no Brasil pelas editoras Vida e CPAD.

Bastante divulgados (e vendidos) no Brasil. Devem ser lidos com bastante cautela e à luz da Palavra de Deus. A questão central de seu trabalho é: As profecias, os sonhos e as visões ainda ocorrem nos dias de hoje? O autor desenvolve sua tese tentando provar que sim! Que Deus fala ainda hoje à sua igreja através desses elementos. O pior, ele acusa gravemente os historiadores cessacionistas de terem manipulado a história dos crentes do passado, omitindo fatos/ acontecimentos que comprovariam a manifestação genuína de sonhos, visões e profecias de crentes dos séculos passados, principalmente os puritanos.

O conteúdo desses livros está recheado de experiências (não que sejamos contra as experiências em si, mas sim o torná-las parâmetros para a interpretação das Escrituras) e uma pessoa que o autor destaca é o profeta de sua igreja PAUL CAIN, admirador de William Branham (conhecido por pregar que a doutrina bíblica da Trindade é na verdade uma doutrina de Demônios). Jack Deere é contudente em dizer que erros de profecias são aceitáveis, principalmente para quem está "aprendendo". [Segundo ele, é perfeitamente aceitável que] profecias, sonhos e visões podem estar equivocados. Ora essa, a Bíblia fala que os profetas ao entregarem as profecias, sonhos e visões, eram 100% corretos e elas se cumpriam integralmente. Então nos dias de hoje, alguém tem o "dom de profecia", mas ele pode entregar a você ou a igreja uma "profecia" que não se realizará (porque é falsa). Na verdade, ele fala até mesmo de uma "metodologia da tentativa e do erro" e que está "aprendendo tanto com nossas falhas o mesmo que com nossos sucessos". É brincadeira !!!

Mais interessante ainda é o argumento que Jack Deere dá aos seus opositores. Ele mesmo escreveu: "Não se pode aprender a linguagem do Espírito Santo sem a técnica da tentativa e do erro. E infelizmente os erros nos fazem parecer tolos, nos fazem sentir como tolos. AINDA ASSIM DEUS ESCOLHEU AS COISAS TOLAS E DESPREZADAS DESTE MUNDO PARA CONFUNDIR AS SÁBIAS E ORGULHOSAS (1CO.1:26-29). Qualquer um que se torne capaz de ouvir a voz de Deus terá pago o preço de parecer e se sentir um tolo muitas vezes" (grifo meu). Em minha opinião, o texto bíblico de 1 Coríntios 1: 26-29, citado pelo Pr. Deere para justificar seu pensamento, está totalmente fora de seu contexto. Forçou completamente sua exegese a fim de validar a sua idéia (exatamente como as seitas fazem).

O que me preocupa é o fato das Escrituras estarem sendo INTERPRETADAS À LUZ DAS EXPERIÊNCIAS; experiências que são pessoais, subjetivas, nesse sentido, têm sido elas o padrão de autoridade, e não o contrário. Vejam só (situação hipotética): em minha rua se reúne um grupo de crentes, liderado por um pastor, que durante 25 anos fora missionário em outras terras. Num certo dia, esse pobre pastor manifesta uma possessão demoníaca durante um culto. Diante desse fato, conclui-se que crentes podem ser possessos, contrariando as Escrituras. Nega-se as possibilidades do fenômeno não ter sido uma possessão demoníaca, mas de uma outra natureza; ou do "pastor" não ter sido realmente um crente genuíno, apesar de tanto tempo de evangelho e até mesmo liderando uma igreja. Bem, são de situações semelhantes a essa que várias doutrinas/ ensinamentos têm sido construídos e têm ganhado força nos círculos cristãos.

O pastor Jack Deere está hoje envolvido com o movimento das Igrejas Vineyard (fundada por John Wimber), movimento que, à semelhança da Willow Creek Community Church e Igrejas com Propósitos, tem crescido assustadoramente. Interessante destacar, que todos eles beberam da mesma fonte: dos conceitos e estratégias do maior mestre de Crescimento de Igrejas, o professor do Fuller Theological Seminary, C. Peter Wagner. Não é mera coincidência que encontramos o próprio Peter Wagner recomendando o livro (última capa), juntamente com o teólogo reformado Wayne Grudem, infelizmente se afundando cada vez mais.
Em minha biblioteca, livros como esses têm recebido o rótulo de "LIXO ou PERIGOSO", pequena tarja na lateral do livro para evitar empréstimos e também para lembrar de seu conteúdo.

No comentário anterior sobre os livros “surpreendido com a voz de Deus” e “Surpreendido pelo Poder do Espírito”, ambos de autoria do pastor americano Jack Deere, classifiquei esses livros como material descartável, lixo, perigoso. Talvez para alguns um posicionamento assim seja um tanto radical e ofensivo. No entanto, gostaria de explicar porque caracterizei tão duramente essas obras.

Os livros são muito bem escritos e seus temas e argumentos são muito bem organizados. Considero-os extremamente perigosos para o crente recém-convertido ou aquele que ainda está titubeando, com dúvidas entre a ortodoxia e a teologia pentecostal. O conteúdo dessas obras, principalmente do livro “Surpreendido com a voz de Deus”, mesclado de grandes verdades e [grandes] equívocos, tem se tornado em uma ferramenta potencialmente sedutora para o engano (apostasia). Bastante inteligente e com uma perspicácia admirável, Jack Deere constrói seus argumentos tentando convencer o leitor que Deus está falando hoje ao seu povo por meio de profecias, sonhos e visões, e que o próprio leitor pode vir a ser este canal/instrumento divino.

Minha crítica a Wayne Grudem, teólogo batista reformado, professor de Teologia Bíblica e Sistemática da Trinity Evangelical Divinity School, autor do aclamado livro de “Teologia Sistemática” da Edição Vida Nova, baseia-se no fato dele recomendar tal obra. É natural que você recomenda aquilo que aprova: “Livro excelente – bíblico, prático, divertido e perspicaz. Jack Deere não nos apresenta técnicas especiais para ouvirmos a voz de Deus; antes, ensina-nos a desenvolver um relacionamento. Este livro ajudará tanto a cristãos recém-convertidos quanto a santos amadurecidos em sua caminhada diária com Deus”. Wayne Grudem tem ensinado e defendido com muita sabedoria as verdades centrais do evangelho. Entretanto, discordo dele em relação à contemporaneidade dos dons extraordinários (1).

A partir de agora quero destacar alguns dos principais pontos levantados pelo pastor Jack Deere em seu livro “Surpreendido com a voz de Deus” (e infelizmente endossado por Wayne Grudem):

1. A conspiração contra o sobrenatural:

“Porque você nunca ouviu falar das pessoas [reformadores e puritanos dos séculos XVI e XVII; C. H. Spurgeon mais recentemente], mencionadas no capítulo anterior e de suas experiências sobrenaturais? Em parte porque a maioria dos livros que contam essas histórias se esgotou ou mesmo nunca chegaram a ser traduzidos, sendo muito difíceis de encontrar hoje. Mas houve também uma conspiração contra o sobrenatural por parte dos escritores mais recentes de teologia e de história da igreja” (grifo meu).Jack Deere faz uma gravíssima acusação contra [maioria] os historiadores da igreja, acusando-os de manipularem a história, distorcendo e/ou omitindo fatos ou acontecimentos. Tal acusação aponta, em minha opinião, para o caráter ou a moralidade desses indivíduos, que supostamente [para Deere] deveriam fazer parte de um mesmo “partido” para engendrar um plano tão maquiavélico como esse, que além de escreverem todos numa mesma direção, ainda conseguir impedir que outros, de fora do “partido”, publicassem suas pesquisas.

Interessante a sua afirmação anterior de que os livros que contam a “verdadeira” versão da vida daqueles crentes não existam mais ou sua quantidade é surpreendentemente limitada. Sabemos dos grandes recursos financeiros que dispõe o movimento de renovação carismática, e para editoras dessa linha o fator “tradução” não seria um grande obstáculo para a publicação desses livros (que certamente superariam as vendas dos atuais livros do gênero).
Os exemplos citados pelo autor não podem ser lidos acriticamente. É necessário um maior aprofundamento, principalmente porque a narrativa de uma história pode ser construída sob influência da concepção ideológica do próprio narrador. Um exemplo clássico disso é a referência/utilização (do “ponto de vista”), tanto por conservadores como pentecostais, do pregador inglês Martyn Lloyd-Jones para dar mais credibilidade aos seus argumentos (2).
2. O cânon aberto:

“Eu acredito nas profecias extrabíblicas; os que extinguem o Espírito são os que não crêem em sua validade”.Em minha opinião, esse é o ponto central de maior persuasão ao leitor para que se renda (seja convencido) à sua tese. De uma maneira inteligente Jack Deere comenta uma série de argumentos (capítulo 18) criados por ele (quando ainda pastor conservador) para refutar o ensino carismático das profecias extrabíblicas. Ele vai depois “destruindo” argumento por argumento, e de forma subliminar passa a idéia de que os crentes que ainda crêem somente na revelação bíblica são uma “espécie” de fariseus ou ignorantes espirituais.

O cânon aberto: aqui ele respondia (quando ainda era um pastor conservador) que todos os exemplos da Bíblia que tinham relação com os sonhos, visões e as profecias aconteciam porque a Bíblia não estava completa.Já envolvido com o movimento carismático, Deere afirma que “o argumento sobre o período do cânon aberto é simplesmente uma besteira teológica moderna. Foi inventado para explicar de outra forma qualquer exemplo bíblico que contradiga a atual escassez de experiências bíblicas. Não existe nenhum texto bíblico (...) que diga (...) que não precisamos mais ouvir a voz de Deus além da Bíblia. Pense na grande tolice desse argumento” [Para um estudo mais aprofundado sobre o encerramento das Escrituras e sua relação com as revelações atuais recomendamos os artigos da autoria de Hélio de Menezes (3)].
3. A suficiência das Escrituras ou da Interpretação?

“O deísta bíblico [infere-se todos os crentes (tradicionais) que discordam dele] fala muito sobre a suficiência das Escrituras. Para ele, a suficiência das Escrituras significa que a Bíblia é a única forma de Deus nos falar hoje. Ele gosta muito de repetir chavões como: “A Bíblia é tudo de que preciso para ouvir a Deus” e “Do que trata a Bíblia, disso devemos falar e, naquilo que silencia, devemos nos calar”. Apesar de o deísta bíblico proclamar em alta voz a suficiência das Escrituras, na realidade está proclamando a suficiência de sua própria interpretação das Escrituras”.

Contra seus opositores que rejeitam a autoridade divina das atuais profecias, sonhos e visões, quando Deus nada faz para garantir o entendimento dessas revelações, Deere argumenta que também não há certeza de que “Deus automaticamente garantirá que entendamos a Bíblia”. Para Deere, as revelações bíblicas como as extra-bíblicas são perfeitas, porque é impossível que Deus minta (Hb. 6:18), todavia, “não é impossível que nós entendamos mal a revelação infalível. E com um entendimento falho podemos extrair uma orientação falível da Bíblia, de um sonho ou de qualquer outra forma de revelação verdadeira”.
4. O método da tentativa do erro e do acerto:

"Não se pode aprender a linguagem do Espírito Santo sem a técnica da tentativa e do erro. E infelizmente os erros nos fazem parecer tolos, nos fazem sentir como tolos. Ainda assim Deus escolheu as coisas tolas e desprezadas deste mundo para confundir as sábias e orgulhosas (1 CO.1:26-29). Qualquer um que se torne capaz de ouvir a voz de Deus terá pago o preço de parecer e se sentir um tolo muitas vezes" (grifo meu). Deere continua: “Somente aqueles que estão dispostos a tentar e falhar se tornarão capazes de entender quais impressões vêm de Deus e quais vêm meramente de suas próprias almas”. Diante da forte possibilidade de ocorrer na igreja inúmeras profecias mal-sucedidas, o autor apela aos seus leitores a entenderem esse processo [método da tentativa do erro e do acerto] como sendo perfeitamente natural e harmônico com o ensino das Escrituras, interpelando a esses crentes que se esforcem para manter a unidade da igreja (4).
Assim, as inúmeras revelações [em nome de Deus] que têm provocado o desmantelamento de famílias e indivíduos, e gerado dor, ilusão, rompimentos, decepções e frustrações na vida de muitas pessoas, são apenas “tentativas” daqueles que estão “aprendendo” a “linguagem do Espírito”.
Considerações Finais:

Muitos teólogos e pastores, homens sérios e tementes a Deus, crêem no continuísmo dos dons extraordinários. Particularmente, apesar de discordar dessa doutrina, não creio que isso necessariamente desqualifica o crente como discípulo de Jesus. Porém, essa posição (que para mim trata-se de um sério erro teológico) localiza-se numa fronteira bem próxima do liberalismo teológico, que pode levar à igreja a abandonar a sã doutrina, abrindo suas portas para a apostasia. Levado adiante, essa [pseudo] doutrina gera (e como tem gerado!) conseqüências desastrosas para o crente individualmente e para a igreja.

L. Hérbet,
Editor da revista apologética cristã Sã Doutrina.
Notas:
1. Ver estudo “Os Dons Extraordinários”, de Luciano Hérbet, disponível em http://astrosnomundo.blogspot.com/2007/12/os-dons-extraordinrios.html ou Revista Sã Doutrina, 12ª Edição (www.revistasadoutrina.com);
2. "Martyn Lloyd-Jones, John Stott, e 1 Co 12.13: O Debate sobre o Batismo com o Espírito Santo" do pastor presbiteriano Augustus Nicodemus, disponível em http://www.thirdmill.org/files/portuguese/64267~9_18_01_4-11-16_PM~augustus6.htm.
3. Para a necessidade de maior aprofundamento sobre o tema, recomendamos os estudos de Hélio de Menezes no site Sola Scriptura-TT (http://solascriptura-tt.org/), especialmente o artigo "Milagres e Sinais Realizados Através de Crentes, desde Atos até Apocalipse", disponível em http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/22MilagresESinaisAtos-Apoc-SoApostolosEDiscipulos-helio.htm, e http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/So83ApostEDiscTiveramDonsSinais-Helio.htm.4. A respeito de um correto entendimento sobre a doutrina bíblica da unidade da igreja veja o excelente artigo “A Unidade Cristã”, da autoria de Marcos A. F. Martins – disponível no site da Revista Sã Doutrina (RSD 7ª Edição) - http://www.revistasadoutrina.com/download/sd_07.pdf ou no site A Espada do Espírito: www.espada.eti.br/unidade.asp

Nenhum comentário: