Tradução

terça-feira, 20 de março de 2007

O Mal Causado pelo Hipercalvinismo e pelo Antinomianismo


Charles Spurgeon


O verdadeiro ministro de Cristo sente-se impelido a pregar a verdade completa, porque ela, e somente ela, pode satisfazer as necessidades do homem. Quantos males este mundo tem visto através de um evangelho distorcido, mutilado, modelado pelo homem!Quantos danos têm sido causados às almas dos homens por homens que só têm pregado uma parte, e não todo o conselho de Deus! Meu coração sangra por muitas famílias sobre as quais a doutrina antinomiana conquistou o domínio.

Eu poderia contar muitas historias tristes sobre muitas famílias mortas em pecado, cujas consciências foram cauterizadas com ferro quente pela fatal pregação a que deram atenção. Conheço convicções suprimidas e desejos sufocados pelo sistema destruidor de almas que tira a humanidade do homem e o torna não mais responsável que o boi. Não posso imaginar instrumento mais apto, nas mãos de satanás, para arruinar as almas do que o ministro que diz aos pecadores que não é dever deles arrepender-se dos seus pecados ou crer em Cristo, e que tem a arrogância de dizer-se ministro do evangelho, apesar de ensinar que Deus odeia alguns homens infinita e imutavelmente por nenhuma outra razão senão simplesmente porque decide fazê-lo.

Ó, meus irmão! Queira o Senhor salvar vocês da voz do encantador e mantê-los surdos para a voz do erro!Até nas famílias cristãs, quanto mal um evangelho distorcido produzirá! Já vi o jovem crente, recém – salvo do pecado, feliz no período inicial da sua carreira cristã e andando humildemente com o seu Deus. Mas o mal insinuou-se, disfarçado por um manto de verdade. O dedo da cegueira parcial foi posto sobre os seus olhos, e apenas uma doutrina podia ser vista. Via – se a soberania, não porém a responsabilidade. O ministro outrora amado, era odiado; aquele que tinha sido honesto em pregar a Palavra de Deus era considerado como o maior refugo. E qual foi o efeito? Justamente o inverso do que é bom e generoso. O fanatismo usurpou o lugar do amor; a mordacidade, passou a viver onde uma vez houvera caráter amável.

Eu poderia apontar para vocês inumeráveis casos nos quais a insistência numa só doutrina peculiar levou os homens a um excesso de fanatismo e de rigor estreito. E quando um homem chega a estar nessa posição, ele está bem preparado para cometer qualquer espécie de pecado para o qual praza ao diabo tentá-lo. Há necessidade de que seja pregado o evangelho completo, ou, se não, o espírito, mesmo dos cristãos, fica desfigurado e defeituoso. Conheci homens que eram diligentes por Cristo, labutavam com ambas as mãos para conquistar almas para Cristo; e, de repente, esposaram uma doutrina particular, e não a verdade completa, e daí em diante mergulharam na letargia. Por outro lado, onde os homens só tomaram o lado pratico da verdade e desprezaram o lado doutrinário, muitos e muitos crentes professos se precipitaram no legalismo; falavam como se devessem ser salvos pelas obras, e quase esqueceram a graça pela qual foram chamados. São como os gálatas; foram enfeitiçados pelo que ouviram.

O crente em Cristo, se quiser manter-se puro, santo, caridoso, semelhante a Cristo, só será mantido assim por uma pregação da verdade completa, como se vê em Jesus. E quanto à salvação dos pecadores, ah, meus ouvintes, jamais poderemos esperar que Deus abençoe o nosso ministério para a conversão dos pecadores, a não ser que preguemos o evangelho de modo amplo e geral. Se eu tomar apenas uma parte da verdade e insistir nisso, à exclusão de todas as outras , não posso esperar que o meu Mestre e Senhor me abençoe. Se eu pregar como Ele quer que eu pregue, certamente Ele honrará a palavra; Ele nunca a deixará sem o Seu testemunho vivo. Mas basta que eu imagine que posso melhorar o evangelho, que posso torná-lo coerente, que posso vesti-lo e fazê-lo parecer mais belo, verei que o meu Mestre e Senhor se foi e que nas paredes do santuário está escrito Icabô (Icabode). Quantos são mantidos na escravidão por serem negligenciados os convites do evangelho!

Fonte: Spurgeon Versus Hipercalvinismo A Batalha pela Pregação do Evangelho.
Editora PES.