Tradução

terça-feira, 21 de abril de 2009

SALVAÇÃO ou GALARDÃO? AS QUATRO COROAS!

NIVALDO RODRIGUES


Alguns, intencionalmente ou não, torcem alguns versículos da Palavra de Deus para satisfazerem seus anseios de disseminarem suas falsas doutrinas.

Portanto, à luz da Palavra de Deus, definiremos o que vem a ser SALVAÇÃO e COROA.

Salvação:

LIVRAMENTO DA CONDENAÇÃO ETERNA DO FOGO DO INFERNO ou ABASTANÇA DE BENS MATERIAIS?

O que vemos, hoje, são algumas igrejas, que se dizem fiéis à sã doutrina da Palavra de Deus, defenderem que a VIDA EM ABUNDÂNCIA, descrita em João 10:10, é a abastança de bens materiais e a COROA, descrita em Apocalipse 2:10 e Apocalipse 3:11, a salvação.

Com relação à VIDA EM ABUNDÂNCIA, se fosse bens materiais:

1º - O Senhor Jesus Cristo, como EXEMPLO, teria escolhido nascer em um palácio, e não em uma família pobre; muito menos em um estábulo. Será que o Filho de Deus não teria poder para isso?

2º - O Senhor Jesus Cristo não teria pedido aos discípulos (os doze), que chamou para serem apóstolos, para se desfazerem dos seus bens materiais, pois, ficando com os bens, seriam um exemplo de superação no que diz respeito à “abundância material”; os faria prosperar, materialmente, como testemunho.


Examinemos os textos:

João 10:

»JOÃO [10]
1 Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
2 Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora.
4 Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz;
5 mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6 Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
9 Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens.
10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
12 Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
13 Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
19 Por causa dessas palavras, houve outra dissensão entre os judeus.
20 E muitos deles diziam: Tem demônio, e perdeu o juízo; por que o escutais?
21 Diziam outros: Essas palavras não são de quem está endemoninhado; pode porventura um demônio abrir os olhos aos cegos?
22 Celebrava-se então em Jerusalém a festa da dedicação. E era inverno.
23 Andava Jesus passeando no templo, no pórtico de Salomão.
24 Rodearam-no, pois, os judeus e lhe perguntavam: Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.
25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim.
26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;
28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.
29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
30 Eu e o Pai somos um.

O próprio versículo 28, do mesmo capítulo, indica que é a VIDA ETERNA e não abundância de bens materiais.

Se considerarem que a VIDA ETERNA é a abundância de bens materiais, a vida que o Senhor Jesus Cristo dá não seria “ETERNA”, pois quando sairmos deste mundo não levaremos nada dele. Assim, todos perderiam a “VIDA ETERNA” com a morte.

3 Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
4 é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas,
5 disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro;
6 e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento.
7 Porque nada trouxemos para este mundo, e nada podemos daqui levar;
8 tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes.
9 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.
10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.

O Senhor Jesus Cristo afirmou:

Lucas 12:15
E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.

Portanto, a VIDA EM ABUNDÂNCIA descrita pelo Senhor Jesus Cristo em João 10:10 É A VIDA ETERNA.

ETERNO significa PARA SEMPRE.

É por isso que quando Deus, na sua Palavra, refere-se ao tormento eterno que sofrerão o DIABO, a BESTA e o FALSO PROFETA, reforça: “pelos séculos dos séculos”.

Apocalipse 20:10
e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

A palavra ETERNA / ETERNO significa PARA SEMPRE. Com certeza, é um FOGO QUE NUNCA MAIS SE APAGARÁ (ISAÍAS 66:24). Se fosse para "aniquilar" completamente o ímpio NÃO HAVERIA A RESSURREIÇÃO DO JUÍZO (é lógico!). Haverá, sim, a RESSURREIÇÃO DO JUÍZO. E todo o que passar por essa ressurreição FICARÁ A ETERNIDADE (com a carne sem transformação - a mesma que morreu) SOFRENDO NO FOGO ETERNO (PARA SEMPRE) E NUNCA MAIS SAIRÁ DE LÁ. QUEM QUISER PAGAR PARA VER, VERÁ E SENTIRÁ NO PRÓPRIO CORPO O QUE É UM FOGO ETERNO. É TRISTE, MAS É VERDADE. SE FOSSE DA VONTADE DE DEUS QUE O HOMEM FOSSE PARA LÁ, É LÓGICO QUE NÃO TERIA ENVIADO O SEU FILHO JESUS CRISTO PARA MORRER EM UMA CRUZ, PAGANDO OS NOSSOS PECADOS COM O SEU SANGUE, PARA SALVAR-NOS DESSE LUGAR HORRÍVEL. O INFERNO ETERNO (PARA SEMPRE) FOI FEITO PARA O DIABO E SEUS ANJOS, MAS, INFELIZMENTE, MUITOS, AO INVÉS DE SE ARREPENDEREM, VERDADEIRAMENTE, DOS SEUS PECADOS E SE CONVERTEREM AO SENHOR JESUS CRISTO, PREFEREM (COMO DONOS DOS SEUS NARIZES) CONTINUAREM COMO SERVOS DE SATANÁS.

QUEM ESCOLHE AONDE QUER MORAR ETERNAMENTE É A PRÓPRIA PESSOA (OU NO CÉU OU NO INFERNO). TUDO DEPENDE DE UMA DECISÃO.

LEIAM OS VERSÍCULOS ABAIXO:

Mateus 25:41
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;

ETERNO SIGNIFICA PARA SEMPRE. SE FOSSE PARA CONSUMIR, É LÓGICO QUE NÃO SERIA ETERNO.

Isaías 66:24

E sairão, e verão os cadáveres dos homens que transgrediram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne.

Deus não precisa de ninguém! Ele dá oportunidade para o homem converter-se enquanto está vivo.

João 5:29
os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

Se fosse para consumir não necessitaria ressuscitar.

Apocalipse 20:5 e 6

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.

Há "primeira" (da vida), portanto haverá "segunda" (do juízo).

Analisando Judas 1:7:

Alguns falsos profetas torcem Judas 1:7 para defenderem suas falsas doutrinas.

Judas 1:7
6 aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia,
7 assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

Leiam o versículo anterior (6). Não isolando o versículo 7 e entendendo-o de acordo com o contexto:

O versículo 6 indica "PRISÕES ETERNAS" (PARA SEMPRE). Eles, apenas, sairão da prisão eterna para o JUÍZO para irem para um lugar muito pior: O LAGO DE FOGO E ENXOFRE.

O versículo 7 informa que Sodoma, Gomorra e as cidades circunvizinhas sofreram a PENA DO FOGO ETERNO. Este fogo não significa o FOGO QUE DEVOROU A CIDADE, mas as mesmas PRISÕES ETERNAS que encontramos no versículo 6, aonde alguns dos anjos já estão lá, mesmo antes da condenação de SODOMA e GOMORRA... Então pena (castigo) é a mesma condenação dos anjos: FOGO ETERNO. Além do FOGO que devorou as cidades, continuaram SENTINDO O ARDOR DO FOGO nas mesmas PRISÕES DOS ANJOS.

É um lugar horrendo! Infelizmente, a maioria das pessoas está indo para lá; porque quer. Deus providenciou a salvação GRATUITAMENTE, mas os homens ao invés de darem crédito a Deus embrenham-se em DOUTRINAS DIABÓLICAS QUE SÓ OS LEVA PARA O INFERNO DE FOGO QUE SERÁ LANÇADO NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE.

Obs.: se fosse temporário, Deus não necessitaria lançar o INFERNO no LAGO DE FOGO E ENXOFRE.

Apocalipse 20:
14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.

A VIDA EM ABUNDÂNCIA É A VIADA ETERNA NO CÉU e MORTE ETERNA É O SOFRIMENTO ETERNO NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE, QUE É A SEGUNDA MORTE.


QUANTO À VIDA EM ABUNDÂNCIA (VIDA ETERNA), DEUS GARANTE QUE NENHUM VERDADEIRAMENTE SALVO A PERDERÁ.

Leiam os textos abaixo:

»ROMANOS [8]
1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

João 10:
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;
28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.
29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
30 Eu e o Pai somos um.

João 5:
24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

Apocalipse 1:
4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados,

II Timóteo 2:
13 se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.

Efésios 2:
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Etc....etc...etc...

Portanto, a salvação da alma não depende da fidelidade nem da perseverança, nem, tampouco, das obras do pecador, mas na fé que depositamos unicamente no sangue derramado pelo Senhor Jesus Cristo, na cruz (I João 1:7) e na sua ressurreição, em carne e ossos (Lucas 24:39).

A perseverança descrita em Mateus 24:13 refere-se ao período da GRANDE TRIBULAÇÃO que ocorrerá após o arrebatamento dos salvos. Neste capítulo, o Senhor Jesus Cristo responde a três questionamentos dos discípulos: “Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.” (Mateus 24:3)

Com relação às COROAS:

Assim como os falsos profetas torcem João 10:10, fazem o mesmo com Apocalipse 2:10 e 3:11. Indicam COROA como sendo “salvação”.

É lógico que quando Deus quer falar sobre salvação, usa o termo “SALVAÇÃO” e quando quer referir-se à coroa, usa o termo “COROA”.

São dois termos confundidos, propositalmente ou não, pelos falsos profetas com a finalidade de defenderem suas doutrinas falsas.

COROA significa: PRÊMIO, GALARDÃO; e não salvação.

AS QUATRO COROAS:


Há, pelo menos, QUATRO COROAS que Deus dará a alguns dos seus servos; muitos não as receberão, apesar de NÃO PERDEREM A SALVAÇÃO.

1 – COROA INCORRUPTÍVEL:
AOS QUE ANUNCIAM O EVANGELHO (I CORÍNTIOS 15:1 a 4) DE VONTADE PRÓPRIA, GRATUITAMENTE.

I CORÍNTIOS 9:
16 Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
17 Se, pois, o faço de vontade própria, tenho recompensa; mas, se não é de vontade própria, estou apenas incumbido de uma mordomia.
18 Logo, qual é a minha recompensa? É que, pregando o evangelho, eu o faça gratuitamente, para não usar em absoluto do meu direito no evangelho.
19 Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível:
20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei;
21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
23 Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante.
24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.
26 Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar.
27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.


2 – COROA DE GLÓRIA:

AOS QUE GANHAM ALMAS PARA O SENHOR JESUS CRISTO e APASCENTAM O REBANHO DE DEUS ESPONTANEAMENTE...

I Tessalonicenses 2:
14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus;
15 os quais mataram ao Senhor Jesus, bem como aos profetas, e a nós nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens,
16 e nos impedem de falar aos gentios para que sejam salvos; de modo que enchem sempre a medida de seus pecados; mas a ira caiu sobre eles afinal.
17 Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por algum tempo, de vista, mas não de coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto;
18 pelo que quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas, e Satanás nos impediu.
19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura não o sois vós?
20 Na verdade vós sois a nossa glória e o nosso gozo.

Filipenses 4:1
Portanto, meus amados e saudosos irmãos, minha alegria e coroa, permanecei assim firmes no Senhor, amados.

I PEDRO 5:
1 Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;
3 nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.
4 E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória.


3 – COROA DA VIDA:

AOS QUE SUPORTAM AS PROVAÇÕES.

Tiago 1:
2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,
3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;
4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.
5 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.
6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.
7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa,
8 homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.
9 Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação,
10 e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva.
11 Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos.
12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.


Apocalipse 2:
9 Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.
10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Apocalipse 3:
11 Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.


4 – COROA DA JUSTIÇA:

AOS QUE AMAREM A VINDA DO SENHOR JESUS CRISTO.

II Timóteo 4:
7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.


QUEM NÃO RECEBER GALARDÃO, NÃO VAI PERDER A SALVAÇÃO:

I Coríntios 3:
6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.
15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.

HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE O SALVO DE VERDADE E O “JUDAS ISCARIOTES” (FALSO CRENTE): O VERDADEIRO SALVO TEM PRAZER NAS COISAS DE DEUS, O FALSO CRENTE TEM PRAZER NAS OBRAS DO DIABO.

O FALSO CRENTE NUNCA TEVE A SALVAÇÃO PORQUE NUNCA FOI UM CRENTE DE VERDADE. POR ISTO, NÃO PODERÁ PERDER O QUE NUNCA TEVE.

O VERDADEIRO CRENTE (SALVO) NUNCA PERDERÁ A SALVAÇÃO, AINDA QUE PERCA O GALARDÃO.

NIVALDO RODRIGUES
nivaldosalvo@yahoo.com.br

Nenhum comentário: